Definições de enologia, enólogo, enófilo e sommelier

Definições de enologia, enólogo, enófilo e sommelier

Seguem algumas definições para conhecimento.


O que é enologia?

Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, etc.


O que é enólogo?

Indivíduo que tem conhecimentos de enologia. É formado em faculdade de enologia.

O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final (vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas, etc.)


O que é enófilo?

Apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.

Enófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato de que o Enólogo é um graduado que cuida da elaboração de vinhos, sendo que o enófilo é apenas um apreciador, e não pode elaborar vinhos.


O que é sommelier?

É um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço deste.

O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

 

Fonte: ABE – Associação Brasileira de Enologia
http://www.enologia.org.br/

 

…………………………………
Créditos foto/imagem: “Imagem cortesia de [cbenjasuwan]/FreeDigitalPhotos.net”

Os comentários estão fechados.